• |
  • |
  • |
  • |
notícias

Campanha de reutilização de óleo de cozinha tem mais de 1.400 pontos de entrega no estado de SP


São Paulo, 10 de janeiro de 2019

São Paulo, 10 de janeiro de 2019 – A ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), em parceria com as empresas de alimentos ADM, Bunge, Cargill, Imcopa e Louis Dreyfus e com o Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais (Sindoleo), lança um novo site com informações sobre reutilização de óleo de cozinha.

Através do endereço www.oleosustentavel.org.br, o cidadão tem acesso a informações de caráter educativo sobre o armazenamento e o descarte correto do óleo usado, como o passo a passo para a coleta, os pontos de entrega, publicações de conscientização para o consumidor e esclarecimentos sobre os benefícios da reciclagem do óleo para o meio ambiente e o bem-estar da população.

A página também traz boletins informativos sobre as ações ambientais das empresas que participam da iniciativa, além de curiosidades a respeito do uso do óleo de cozinha, vídeos educativos e reportagens sobre os destinos do óleo usado. No primeiro vídeo, a dona de casa Regina ensina como fazer a coleta do óleo usado:https://www.youtube.com/watch?v=51yLgK1BuXY

Passo a passo do descarte e entrega do óleo de cozinha após o uso:

1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos
2° – Passe o óleo usado em uma peneira e funil, para tirar resíduos de alimentos, e armazene em garrafa pet
3° – Feche a garrafa para evitar odores e insetos
4° – Limpe a panela com um guardanapo de papel e descarte-o no lixo orgânico
5° – Leve ao ponto de entrega (conheça os endereços no estado de SP no site: https://www.oleosustentavel.org.br/pontos-de-entrega)

Ao todo, já são 1.423 pontos de entrega no estado de São Paulo. O óleo coletado é levado para cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem, e é destinado para a produção de biodiesel e como insumo para outras aplicações, incluindo a fabricação de tintas e sabão ecológico.

Cindy Moreira, coordenadora de sustentabilidade da ABIOVE, informa que há diversos benefícios em descartar corretamente o óleo. “Nosso intuito é preservar a natureza e fazer dessa ação um hábito da população para que não joguem o óleo no ralo da pia, do banheiro ou no lixo. Além disso, as embalagens de plástico, geralmente PET, são enviadas para cooperativas de catadores credenciadas, onde são separadas e destinadas para as indústrias recicladoras”, explica.

Ação na praia de Guarujá-SP tem até revistinha infantil

Em parceria com a prefeitura de Guarujá–SP e com as empresas de alimentos, a Abiove lançou a “Campanha Óleo Sustentável no Verão”. Foram inaugurados na cidade sete pontos de recolhimento de óleo de cozinha, além dos cinco já existentes, e, aos fins de semana, promotores realizam atividades de educação ambiental na praia da Enseada, uma das mais movimentadas, e em redes de supermercados.

Na ação, são distribuídos brindes como um funil, para facilitar a separação do resíduo nas residências, e um gibi para as crianças com uma personagem criada especialmente para a campanha, a “capitã Recicla”. Também estão sendo entregues sacolas biodegradáveis contendo informações dos pontos de entrega de óleo. A meta é recolher 1.000 litros do resíduo até o final de janeiro.

Segundo a Abiove, a ação é pioneira e inaugura os projetos setoriais no âmbito do Óleo Sustentável. “Queremos ampliar as parcerias público-privadas e contribuir para aumentar a conscientização ambiental e o volume de óleo coletado no estado de São Paulo”, afirma Cindy.

Em Guarujá, o óleo de cozinha usado pode ser entregue nos endereços a seguir:

1)   Supermercado Krill Caiçara (Avenida dos Caiçaras s/n) – novo
2)   Supermercado Krill Guarujá (Av. Presidente Tancredo Neves, nº 100) – novo
3)   Supermercado Krill Vicente (Via Santos Dumont, nº 1.503) – novo
4)   Roldão Atacadista (Rua Valdomiro Macário, nº 59) – novo
5)   Vencedor Atacadista (Avenida Adhemar de Barros, nº 1.660) – novo
6)   Mercadão Perequê (Avenida Bidu Sayão, nº 619) – novo
7)   Mercadão Guarujá (Avenida Santos Dumont, nº 619) – novo
8)   Revenda Ultragaz (Praça das Bandeiras, nº 31, Jd. Enseada)
9)   Revenda Ultragaz (Via Santos Dumont, nº 135, Vila Santo Antônio)
10) Revenda Ultragaz (Marginal Piaçaguera, nº 239, Vila Áurea)
11) SABESP (Av. Leomil, nº 1.055, Barra Funda)
12) SABESP (Av. Thiago Ferreira, nº 435, Vila Alice)

Informações para a Imprensa

FSB Comunicação – (11) 3165-9596
Ricardo Meireles – ricardo.meireles@fsb.com.br
Nathália Encina – nathalia.encina@fsb.com.br