• |
  • |
  • |
  • |
notícias

ABIOVE lança o AgroPlus


São Paulo, 02 de setembro de 2021

Bons indicadores sociais, ambientais e econômicos fizeram com que a ABIOVE e seus parceiros expandissem a atuação do programa para outras frentes agropecuárias podendo atender 30 mil produtores

Em trajetória de 10 anos, o Soja Plus, maior programa privado de assistência técnica agrícola do país, atendeu mais de oito mil produtores rurais, 3.200 propriedades, 3,9 milhões de ha de soja e movimentou cerca de R$ 35 milhões em investimentos. Os bons resultados nos principais estados produtores fizeram com que o programa ganhasse escala, e agora, com possibilidade de expandir sua atuação para outras atividades agropecuárias, passa a se chamar definitivamente Agro Plus.

O anúncio foi feito no dia 02/09, durante o Seminário Soja Plus Brasil 2021, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) que por meio de parcerias com associações, federações e empresas com presença regional é responsável pela condução do programa.

No evento remoto, representantes da cadeia produtiva apresentaram os principais resultados de 10 anos do programa, cases de sustentabilidade e boas práticas, perspectivas para os próximos anos, premiação de produtores de destaque em cada estado e a parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

Para o gerente de sustentabilidade da ABIOVE, Bernardo Pires, a expansão para Agro Plus dará sequência à missão de contribuir para a melhoria contínua da atividade agrícola nacional e também com a imagem do agronegócio brasileiro perante mercados cada vez mais exigentes por produtos sustentáveis. “Em 10 anos, o programa gerou melhores oportunidades sociais, ambientais e econômicas nas principais regiões produtoras de soja do país e, devido a estes bons resultados, sua ampliação para outras cadeias era um movimento bastante natural”.

Dependendo dos investimentos, o Agro Plus pode atender com cursos mais de 30 mil produtores rurais no médio prazo, entre três e cinco anos. “Estamos muito animados em fortalecer a agricultura brasileira como um todo e consolidá-la ainda mais como uma atividade de baixo impacto e alta produtividade”, afirmou Bernardo.

Com um modelo transparente e participativo, o projeto tem o propósito de oferecer gratuitamente capacitação e assistência técnica a produtores rurais para melhorar a gestão contínua e gradativa da propriedade, com orientações sobre construções rurais, conservação dos recursos naturais, governança das atividades produtivas e o bem-estar social de trabalhadores e comunidades locais.

Os sete estados atendidos pelo programa – Bahia, Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais – juntos são responsáveis por aproximadamente 80 milhões de toneladas de soja produzidas na safra 20/21.

Conheça mais sobre o Agro Plus em agroplusbrasil.com.br.