• |
  • |
  • |
  • |
notícias

ABIOVE apresenta desenvolvimento da produção sustentável de soja brasileira na Europa


São Paulo, 14 de novembro de 2018

São Paulo, 14 de novembro de 2018 – A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) participa, entre os dias 19 e 23 de novembro, da 5ª edição do Road Show na Europa. As entidades conversam com as principais empresas compradoras do produto brasileiro como a produção do grão no Brasil tem se desenvolvido sem prejudicar o meio ambiente. As visitas serão realizadas em Londres, Bruxelas, Roterdã e Haia.

O evento também conta com a participação da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Embaixadores, Conselheiros e Ministros da Embaixadas do Brasil.

Para André Nassar, presidente da ABIOVE, é importante mostrar aos europeus sobre como os produtores estão alinhados com a produção sem impactar a natureza. “A produtividade brasileira tem crescimento sem danificar o meio ambiente. O mercado europeu é de extrema importância para nós e por isso, vamos mostrar que é possível alinhar a sustentabilidade na produção de soja”, afirma.

A Europa possui o principal mercado importador de farelo de soja do Brasil, representando 56% de participação. Isso leva os produtores brasileiros e processadores possuírem responsabilidade ambiental para não perderem o mercado. Uma maneira é apresentar os programas de sustentabilidade da cadeia produtiva da soja desenvolvidos no Brasil e os avanços tidos na implementação do novo Código Florestal.

Para reafirmar o compromisso com o meio ambiente, a associação que conta com os principais traders da soja, participa de diversos programas como a Moratória da soja, acordo que existe desde 2008, por meio do qual as empresas se comprometeram a não comprar soja plantada em áreas da Amazônia desmatadas, Cartilha de Regularização Ambiental no MATOPIBA, ações de desmatamento ilegal e o Programa Soja Plus, que oferece capacitação e gestão gratuita ao produtor para atender demandas de forma sustentável.