• |
  • |
  • |
  • |
notícias

Guarujá encerra Campanha “Óleo Sustentável no Verão” neste fim de semana


São Paulo, 24 de janeiro de 2019

São Paulo, 24 de janeiro de 2019 – A Campanha “Óleo Sustentável no Verão”, realizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) em parceria com Prefeitura do Guarujá e a Secretaria de Meio Ambiente do Município (Semam), acaba neste domingo (27), na praia da Enseada. Ao longo do mês de janeiro, o programa vem realizando atividades de orientação ambiental com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado.

A ação chegou a mais de 350 mil pessoas e deixará como legado para a cidade 12 pontos de recolhimento, que continuarão à disposição da população.

Para o prefeito de Guarujá, Válter Suman, o projeto teve o mérito de ir além da informação da população do município. “Reciclar o óleo parece complicado quando não temos conhecimento de como e onde fazer. O projeto mostrou não só para os moradores, mas também para os turistas, como é fácil colaborar com o meio ambiente”, afirma.

“Aproveitamos o período de verão, quando o número de pessoas na cidade triplica, para ampliar o alcance da movimento, com o objetivo de transformar a reciclagem do produto em um hábito da população”, afirma Sidnei Aranha, Secretário de Meio Ambiente de Guarujá.

Segundo Cindy Moreira, coordenadora de sustentabilidade da ABIOVE, muitas pessoas aderiram à destinação correta do óleo usado. “Até o fim deste ano, queremos entregar mais 8 pontos de coleta na cidade. Com isso, poderemos recolher em média 1.600 litros por mês apenas em Guarujá”, explica.

Saiba como coletar o óleo de cozinha da forma correta:

1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos
2° – Passe o óleo usado em uma peneira e funil, para tirar resíduos de alimentos, e armazene em garrafa pet
3° – Feche a garrafa para evitar odores e insetos
4° – Limpe os itens usados com guardanapo (eles podem ser utilizados novamente)
5° – Leve ao ponto de entrega

Onde ficam os pontos de entrega de óleo de cozinha em Guarujá:

1) Supermercado Krill Caiçara (Avenida dos Caiçaras s/n) – novo
2) Supermercado Krill Guarujá (Av. Presidente Tancredo Neves nº 100) – novo
3) Supermercado Krill Vicente (Via Santos Dumont, nº 1.503) – novo
4) Roldão Atacadista (Rua Valdomiro Macário, nº 59) – novo
5) Vencedor Atacadista (Avenida Adhemar de Barros, nº 1.660) – Novo
6) Mercadão Perequê (Avenida Bidu Sayão, nº 619) – novo
7) Mercadão Guarujá (Avenida Santos Dumont, nº 619) – novo

Estado de São Paulo possui mais de 1.400 mil pontos de entrega

A campanha em Guarujá faz parte do projeto “Óleo Sustentável”, desenvolvido em todo o estado de São Paulo, e conta com o apoio das empresas de alimentos ADM, Bunge, Cargill, Imcopa e Louis Dreyfus. Para Cindy, da ABIOVE, esse tipo de ação é extremamente importante para o setor de alimentos. “Queremos ampliar as parcerias público-privadas e contribuir para aumentar a conscientização ambiental e o volume de óleo coletado no estado de São Paulo.”

Ao todo, já são 1.427 pontos de entrega no estado de São Paulo. O óleo coletado é levado para cooperativas de catadores e indústrias de reciclagem, e é destinado para a produção de biodiesel e como insumo para outras aplicações, incluindo a fabricação de tintas e sabão ecológico.

Através do endereço www.oleosustentavel.org.br, o cidadão tem acesso a informações de caráter educativo sobre o armazenamento e o descarte correto do óleo usado, como o passo a passo para a coleta, os pontos de entrega, publicações de conscientização para o consumidor e esclarecimentos sobre os benefícios da reciclagem para o meio ambiente e o bem-estar da população.

A página também traz boletins informativos sobre as ações ambientais das empresas que participam da iniciativa, além de curiosidades, vídeos educativos e reportagens sobre os destinos do óleo usado. No primeiro vídeo, a dona de casa Regina ensina como fazer a coleta do óleo usado:http://www.youtube.com/watch?v=51yLgK1BuXY