• |
  • |
  • |
  • |
notícias

Prefeitura e Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá reforçam comunicação da campanha “Óleo Sustentável no Verão”


São Paulo, 15 de janeiro de 2019

São Paulo, 15 de janeiro de 2019 – A Secretaria de Meio Ambiente e a Prefeitura de Guarujá, em parceria com a ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), reforçam nesta semana a comunicação da “Campanha Óleo Sustentável no Verão” com anúncios em “busdoor”, painéis localizados na janela do fundo dos ônibus, visíveis para os carros e pedestres.

A campanha, que vem sendo realizada desde o início do mês, tem como objetivo conscientizar a população sobre a reciclagem do óleo de cozinha usado. “É preciso informar sobre os benefícios que o descarte correto de óleo pode trazer para a cidade e o meio ambiente. O intuito é preservar a natureza e fazer da coleta após o uso um hábito da população”, afirma Sidnei Aranha, Secretário de Meio Ambiente de Guarujá.

“Em menos de 15 dias de campanha, a mensagem já chegou para aproximadamente 185 mil pessoas diretamente. Queremos ampliar esse número até o fim do mês”, diz Aranha.

A parceria trouxe para a cidade sete novos pontos de recolhimento de óleo, que permanecerão ativos mesmo após a campanha. Ao todo, são 12 pontos de entrega em supermercados e espaços de grandes circulação na cidade (a lista completa está abaixo).

Nos finais de semana, promotores realizam atividades de educação ambiental e orientam cidadãos e turistas em dois estandes instalados na praia da Enseada, entre as 10h e as 16h, e em redes de supermercados da cidade. Estão sendo distribuídos brindes como funis para facilitar a separação do resíduo nas residências, cartilhas de educação ambiental em formato de gibi para as crianças e sacolas biodegradáveis com informação dos pontos de entrega de óleo.

A campanha conta com o apoio das empresas de alimentos ADM, Bunge, Cargill, Imcopa e Louis Dreyfus. Para Cindy Moreira, coordenadora de sustentabilidade da Abiove, esse tipo de parceria é extremamente importante para os projetos do setor de alimentos. “Queremos ampliar as parcerias público-privadas e contribuir para aumentar a conscientização ambiental e o volume de óleo coletado no estado de São Paulo.”

Para completar a campanha, a Associação modernizou o portal do Óleo Sustentável (www.oleosustentavel.org.br), que traz informações de educação ambiental das empresas participantes da iniciativa, além da localização dos pontos de entrega voluntária em todo o estado de São Paulo, curiosidades e vídeos educativos.

Saiba como coletar o óleo de cozinha da forma correta

 

1° – Deixe o óleo esfriar por pelo menos 30 minutos
2° – Passe o óleo usado em uma peneira e funil, para tirar resíduos de alimentos, e armazene em garrafa pet
3° – Feche a garrafa para evitar odores e insetos
4° – Limpe os itens usados com guardanapo (eles podem ser utilizados novamente)
5° – Leve ao ponto de entrega

Conheça os pontos de entrega de óleo de cozinha em Guarujá:

1) Supermercado Krill Caiçara (Avenida dos Caiçaras s/n) – novo
2) Supermercado Krill Guarujá (Av. Presidente Tancredo Neves nº 100) – novo
3) Supermercado Krill Vicente (Via Santos Dumont, nº 1.503) – novo
4) Roldão Atacadista (Rua Valdomiro Macário, nº 59) – novo
5) Vencedor Atacadista (Avenida Adhemar de Barros, nº 1.660) – Novo
6) Mercadão Perequê (Avenida Bidu Sayão, nº 619) – novo
7) Mercadão Guarujá (Avenida Santos Dumont, nº 619) – novo
8) Revenda Ultragaz (Praça das Bandeiras, nº 31, Jd. Enseada)
9) Revenda Ultragaz (Via Santos Dumont, nº 135, Vila Santo Antônio)
10) Revenda Ultragaz (Marginal Piaçaguera, nº 239, Vila Áurea)
11) SABESP (Av. Leomil, nº 1055, Barra Funda)
12) SABESP (Av. Thiago Ferreira, nº 435, Vila Alice)