• |
  • |
  • |
  • |
notícias

Seminário do setor produtivo debate impactos negativos do tabelamento do frete


São Paulo, 20 de agosto de 2018

Brasília, 20 de agosto de 2018 – Oito entidades da indústria e do agronegócio se reúnem na próxima quarta-feira (22), em Brasília, onde será promovido o Seminário Frete sem Tabela, Brasil com Futuro. O assunto será debatido sob três focos, o econômico, o jurídico e o político, com a participação de especialistas e mediação de comunicadores da nova mídia.

O estabelecimento da Política de Frete Mínimo para o Transporte Rodoviário de Cargas, adotada como resposta à greve dos caminhoneiros do fim de maio, impacta custos de uma série de setores, levando a consequências para toda a sociedade brasileira, como aumento da inflação e retirada de recursos essenciais para investimentos e manutenção do emprego no país.

O evento será aberto às 9h45 com a mesa sobre economia. Cláudio Frischtak, da Inter.B Consultoria, e Pedro Scazufca, sócio da GO Associados especialista em defesa da concorrência e infraestrutura, conversarão com Geraldo Samor, editor do Brazil Journal, sobre os efeitos em cascata do tabelamento do frete nos custos de vida da população e das empresas de várias áreas.

Das 10h45 às 11h45, o segundo painel terá foco jurídico. A ministra Eliana Calmon, ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça, e o advogado Beto Vasconcelos, ex-secretário nacional de Justiça, vão abordar a atuação do Judiciário e a insegurança jurídica. A inconstitucionalidade da medida, que fere o princípio da livre concorrência, também pode surgir no diálogo mediado pela jornalista Laura Diniz, sócia fundadora do JOTA.

Depois do intervalo, às 12h15, o diretor do Poder360, Fernando Rodrigues, será o moderador da troca de opiniões entre o deputado federal Evandro Gussi (PV-SP) e Fernando Schüler, professor do Insper, de São Paulo. Na pauta, o que o tabelamento de frete significa para o cenário político e institucional do país, neste ano de eleições gerais, em que o Brasil escolhe de deputados estaduais a quem vai ocupar a Presidência da República. O evento tem encerramento previsto para as 13h15.

Além da anfitriã CNI (Confederação Nacional da Indústria), promovem o Seminário a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), a ABIOVE (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais), a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), a APROSOJA Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), a UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) e a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação).

O evento será gratuito, e as inscrições devem ser feitas previamente em fretesemtabela.org

Sobre os palestrantes e moderadores:

Mesa de economia

Cláudio Frischtak
Presidente da Inter.B Consultoria Internacional de Negócios e diretor para Moçambique do International Growth Center, centro de pesquisa com sede na London School of Economics operado em parceria com a Blavatnik School of Govenment da University of Oxford. Foi economista de indústria e energia no Banco Mundial, professor-adjunto na Universidade de Georgetown, diretor de pesquisa na Companhia de Desenvolvimento de Niterói e economista no Ministério da Saúde no Brasil. É formado em Economia pela Universidade de Wisconsin – Madison e pós-graduado na Universidade de Campinas e na Universidade de Stanford.

Pedro Scazufca

Especialista nas áreas de pesquisa econômica, regulação, defesa da concorrência, comércio, infraestrutura, e modelagem econômico-financeira, é sócio-executivo da GO Associados. Participou de diversos projetos em saneamento envolvendo, entre outros, a modelagem econômico financeira de projetos, a discussão com agências reguladoras para reequilíbrio econômico-financeiro de concessões e avaliação institucional do setor. Coordenou o Grupo Técnico de Parcerias Público-Privadas na Sabesp que avaliou a formatação de cinco PPPs de sistemas de água e esgoto. Bacharel e mestre em economia pela FEA-USP.

Moderador
Geraldo Samor
Editor e fundador do Brazil Journal, veículo que traz análises e informações sobre empresas e mercado financeiro. Já trabalhou em redações de veículos como o Iowa City Press-Citizen, Dow Jones, The Wall Street Journal e Grupo Abril. Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem passagens acadêmicas pela Universidade de Kansas e Universidade Harvard.

Mesa jurídica 

Eliana Calmon
Primeira mulher a integrar o Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi procuradora da República pelo estado de Pernambuco, subprocuradora e corregedora-geral do Conselho Nacional da Justiça, juíza federal da Bahia e diretora-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam). Aposentou-se em dezembro de 2013 e hoje dirige escritório de advocacia que leva seu nome.

Beto Vasconcelos
Sócio do Xavier Vasconcelos Valerim Advogados, foi secretário nacional de Justiça e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República. Coordenou a Estratégia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e a cooperação jurídica internacional do Ministério da Justiça. É formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Direito Ambiental, Biossegurança e pesquisador visitante na Universidade Columbia, em Nova York.

Moderadora
Laura Diniz

Sócia fundadora do JOTA, veículo de notícias públicas e jurídicas, Laura Diniz foi repórter da revista eletrônica Conjur (Consultor Jurídico), do jornal O Estado de S. Paulo, da revista Veja, além de gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI). É formada em jornalismo pela PUC – Campinas.

Mesa política

Evandro Gussi
É Deputado Federal (PV-SP). Foi assessor legislativo em São Paulo, vice-presidente e diretor jurídico da Frente Parlamentar da Agropecuária. É formado em Direito pelo Centro Universitário Todelo Prudente, pós-graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de São Paulo (USP).

Fernando Schüler
Professor e pesquisador no Insper, já atuou como Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. É doutor em Filosofia, mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-doutorado pela Universidade Columbia, em Nova York e especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Moderador
Fernando Rodrigues
É criador e diretor do Poder360, veículo de informações sobre poder e política. Cobriu todas as eleições presidenciais diretas pós-democratização e atuou como vice-presidente na Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI), além de analista de política no SBT, comentarista de política na Rádio Metropolitana e na Jovem Pan, repórter e colunista na Folha de S.Paulo e colunista de política no UOL. É graduado em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em política na Universidade Harvard.

Mais informações

FSB Comunicação, (11) 3165-9596, com Gitânio Fortes e Nathalia Encina

contato@fretesemtabela.org