• |
  • |
  • |
  • |
Palestras

Organizar por

Desafios e oportunidades para a Hidrovia Tietê-Paraná

Os Diálogos Hidroviáveis 2020 são uma série de palestras que ocorrerão do dia 21 de setembro a 7 de dezembro, com temas diferentes a cada apresentação.

No último dia 09/11, o presidente da ABIOVE, André Nassar, fez sua participação na série Diálogos Hidroviáveis 2020, oferecido pelo Instituto de Engenharia, com uma palestra sob o tema “Desafios para Perenidade do Corredor Logístico dos Rios Paraná e Tietê ao Porto de Santos“.

A palestra contou a moderação do Sr. Carlos Daher Padovezi, pesquisador Sênior do IPT, e debates junto aos Srs. Luizio Rizzo Rocha, presidente do SINDASP,
Flávio da Rocha, gerente de logística da Eldorado Celulose, e Claudenildo dos Santos Chaves, consultor de relações institucionais da MRS.

Veja mais em https://www.institutodeengenharia.org.br/site/events/desafios-para-perenidade-do-corredor-logistico-dos-rios-parana-e-tiete-ao-porto-de-santos/

10/11/2020

Seminário debate desafios e alternativas para manter a competitividade na cadeia da soja

Evento acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro com transmissão e interação online

O II Seminário: Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja será promovido, nos dias 27 e 28 de outubro, em formato digital, via Radar da Tecnologia, canal da Embrapa Soja no Youtube. ​ Para participar deste evento gratuito, basta fazer a inscrição no site do evento para receber o link de acesso: https://www.seminariodesafiosdasoja.com.br/

O evento é realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Soja), a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), a Associação das Empresas Cerealistas do Brasil (ACEBRA), a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações).

O objetivo do Seminário é discutir os principais temas relativos à competitividade da soja brasileira no cenário mundial, com ênfase nas questões técnicas para produção e armazenamento do grão e ainda para a manutenção da qualidade da oleaginosa. O Brasil é hoje líder mundial na produção de soja com 125,8 milhões de toneladas e também o maior exportador do grão, com estimativa de 81 milhões de toneladas comercializadas ao mercado externo até o final de 2020, segundo dados da Abiove. “Queremos debater as estratégias mais assertivas para preparar o setor no sentido de manter a liderança do Brasil na produção de soja e derivados, garantindo qualidade do produto e ampliando a competitividade da cadeia produtiva da soja”, explica o pesquisador da Embrapa Soja Marcelo Álvares de Oliveira, um dos organizadores do evento.

A programação técnica foi planejada para agregar os vários atores da cadeia produtiva da soja. A comissão organizadora definiu cinco grandes eixos para esta segunda edição do Seminário.

Um dos pontos a ser debatido diz respeito às boas práticas necessárias para a armazenagem do grão e as dificuldades de conservação.

O evento também discutirá alternativas para reduzir o impacto dos contaminantes biológicos que interferem na qualidade de grãos e farelo. Também estão na programação os vários aspectos que envolvem o uso de pesticidas, com foco em seus resíduos no Brasil, a visão dos importadores sobre a temática e até mesmo o banimento de produtos e suas possíveis consequências ao setor produtivo.

O seminário pretende ainda ampliar o debate sobre as tecnologias atualmente utilizadas nas operações de classificação e qual o cenário futuro para estes processos. Um tema transversal a todos os tópicos diz respeito a legislação brasileira e, por isso, a Agenda Regulatória da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terá espaço privilegiado no debate.

 

Serviço

Evento Digital: II Seminário: Desafios da Liderança Brasileira no Mercado Mundial da Soja

Data: 27 e 28 de outubro

Local: Radar da Tecnologia, canal da Embrapa Soja no Youtube

Inscrição aqui: https://www.seminariodesafiosdasoja.com.br/

 

Informações para a Imprensa

 

Embrapa
Jornalista Lebna Landgraf (MTB 2903-PR)

soja.imprensa@embrapa.br

 

Abiove

Luiza Franco | Letícia Volponi

abiove@fsb.com.br

06/10/2020

Perspectivas da indústria da soja e biodiesel

Apresentação feita pelo economista-chefe, Daniel Furlan Amaral, no evento Datagro | Abertura de Safra, no dia 6 de agosto de 2020

06/08/2020