• |
  • |
  • |
  • |
notícias

Monitoramento da Moratória da Soja 2011/12


São Paulo, 28 de agosto de 2012

A Moratória da Soja no bioma Amazônia foi renovada pela quinta vez em outubro de 2011 e manteve o compromisso das indústrias e exportadores associados à ABIOVE e à ANEC de não adquirirem soja oriunda de áreas desflorestadas no bioma Amazônia, a partir de julho de 2006.

Para este quinto monitoramento, o Grupo de Trabalho da Soja – GTS, que é formado pelas empresas associadas da ABIOVE e ANEC, Ministério do Meio Ambiente, Banco do Brasil e organizações da sociedade civil (Conservação Internacional, Greenpeace, IPAM, TNC e WWF-Brasil), manteve a parceria com o INPE para detectar a presença de culturas agrícolas em áreas desflorestadas a partir da interpretação de imagens de satélites. Com o objetivo de gerar informações seguras sobre a atual participação da sojicultura no processo de desflorestamento do bioma Amazônia, foram utilizadas as bases de dados da FUNAI, IBAMA, IBGE, IMAZON e INPE.

A empresa Geoambiente Sensoriamento Remoto Ltda foi contratada pelo segundo ano consecutivo para sobrevoar e identificar as áreas selecionadas previamente pelo INPE. Para consolidar as informações do sobrevoo, também foram realizadas visitas em todas as propriedades rurais com presença de cultivo de soja.

A partir do monitoramento com as imagens de satélites dos desflorestamentos realizados desde o início da Moratória em 2006 para detecção de cultivo de soja e posterior validação por meio de sobrevoo, foi possível identificar a presença de soja em 18.410 hectares (ha) desflorestados. Neste mesmo período (2006-2011), foram desflorestados 4,51 milhões de ha em todo o bioma Amazônia, dos quais 3,47 milhões de ha (77%) se encontram nos três monitorados (MT, PA e RO). Nestes estados, os 58 municípios monitorados são responsáveis por 98% da área plantada com soja no bioma Amazônia.

A área de soja localizada em desflorestamentos ocorridos no bioma Amazônia, durante o período da Moratória, corresponde a 0,41% de todo o desflorestamento, 0,53% do desflorestamento nos três estados produtores de soja ou ainda 3,04% do desflorestamento ocorrido nos municípios produtores de soja. O Brasil tem uma área de 24,8 milhões de ha de soja, da qual 2,1 milhões de ha está no bioma Amazônia.

O presente relatório descreve a metodologia utilizada e apresenta os resultados alcançados no quinto ano de monitoramento da Moratória da Soja.

Faça download do arquivo: abrir pdf