• |
  • |
  • |
  • |
notícias

Moratória da Soja – Relatório do 6º ano


São Paulo, 03 de fevereiro de 2014

A Moratória da Soja no bioma Amazônia foi renovada pela sexta vez em outubro de 2012 e manteve o compromisso das indústrias e exportadores da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais – ABIOVE e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais – ANEC de não adquirirem soja oriunda de áreas desfl orestadas no bioma Amazônia, a partir de julho de 2006.

A Moratória é mantida e avaliada pelo Grupo de Trabalho da Soja (GTS), formado pelas empresas associadas à ABIOVE e ANEC, pelo Ministério do Meio Ambiente, Banco do Brasil e por organizações da sociedade civil (Conservação Internacional, Greenpeace, IPAM, IMAFLORA, TNC e WWF-Brasil).

Neste 6º ano de monitoramento, o GTS manteve parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) para detectar a presença de culturas agrícolas em áreas desfl orestadas após julho de 2006, a partir da interpretação de imagens de satélites. Além das informações primárias cedidas pelo INPE, com o objetivo de gerar informações seguras sobre a atual participação da sojicultura no processo de desfl orestamento do bioma Amazônia, foram utilizadas as bases de dados da FUNAI, do IBAMA, IBGE e IMAZON.

A empresa Agro&Estatísticas, contratada pela ABIOVE e ANEC, foi a responsável pelos sobrevoos, nas áreas  previamente selecionadas pelo INPE, e pelas visitas a todas as propriedades rurais com presença de cultivo de soja, para consolidar as informações coletadas. Na safra 2012-2013, 6° ano da Moratória da Soja na Amazônia, identificou-se a prática de sojicultura em 29.295 hectares nos desflorestamentos acumulados desde o início da Moratória.

Neste mesmo período (2007 a 2012), foram desflorestados 4,95 milhões de ha em todo o bioma Amazônia, dos quais 3,79 milhões de ha (76,6%) se encontram nos três estados monitorados (MT, PA e RO). Nestes, foram monitorados 62 municípios que são responsáveis por 97% da área plantada com soja no bioma Amazônia e nos quais foram desflorestados 724.599 ha, o que representa 15% do total desflorestado na região, no período. A área de soja, plantada em desfl orestamentos no bioma Amazônia, durante o período da Moratória, representa 0,7% do desflorestamento nos três estados produtores de soja monitorados (MT, PA e RO).

Faça download do arquivo: abrir pdf