Abiove participa da primeira edição do Agroforum BTG Pactual Cuiabá
A primeira edição do Agroforum BTG Pactual Cuiabá reuniu especialistas, executivos, lideranças e personalidades ligadas ao agronegócio brasileiro, especialmente do Mato Grosso.
Entre os presentes estavam o governador do estado, Mauro Mendes, o ex-ministro da Agricultura e atual presidente do conselho diretor da Abiove, Blairo Maggi, além de diversas autoridades do setor.
O presidente-executivo da Abiove, Andre M Nassar, participou do painel “Mercado de Grãos: Projeções e Perspectivas”, na companhia de André Guillaumon, CEO da BrasilAgro, e Gilberto Peruzzi, presidente da Coacen – Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte.
Nassar destacou que se o PL Combustível do Futuro for aprovado no Congresso Nacional e se tornar definitivamente uma lei, a indústria esmagadora de soja no Brasil terá que, pelo menos, dobrar sua capacidade de processamento. Lembrando que a mistura de biodiesel ao diesel, que hoje está em 14%, poderá subir para 25% até 2035″, caso o PL seja aprovado.
Esse aumento da demanda interna pelo biocombustível exigiria a construção de pelo menos mais 40 unidades processadoras de soja e mais umas 35 de biodiesel, um investimento setorial na casa dos R$ 53 bilhões até 2035.
O presidente da Abiove também ressaltou que a grande demanda pela soja virá do mercado interno e não tanto do externo, como se viu nos últimos anos. A opinião do executivo é de que a demanda global pelo grão vai continuar crescendo, mas não como antes, o que deverá levar a uma menor expansão de área plantada em comparação ao crescimento observado nas últimas três safras.