A ABIOVE desenvolveu um processo de homologação que confere um selo de qualidade ao biodiesel.

Batizado Bio+, o selo atesta que o biodiesel produzido pelas empresas certificadas vai além do atendimento às especificações técnicas (que estão entre as mais rigorosas do mundo) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Entenda como foi o caminho para o estabelecimento do Selo

Comitê de Qualidade

Para acompanhar de perto todos os processos de produção, discutir as frequentes necessidades do mercado de combustíveis, se antecipar à legislação e superar alguns desafios relacionados ao biodiesel, as associadas da ABIOVE criaram um Comitê de Qualidade.

Por meio de avaliações técnicas, chegou-se à conclusão de que os metais presentes no biodiesel (grupos sódio-potássio, cálcio-magnésio e fósforo) e que fazem parte da sua especificação, deveriam ser reduzidos.

Assim foi feito. As empresas que se candidataram e receberam o Selo, passaram a entregar um biodiesel que cumpria integralmente a especificação RANP 45/2014 da ANP. Porém, de modo mais severo ao restringir aqueles metais em 40%. Uma determinação própria exigida pelo Bio+.

Esta decisão voluntária foi convertida em lei, uma vez que a própria ANP adotou a mesma medida de redução na sua nova especificação do biodiesel, a RANP 920/2023, publicada em 04/04/2023.

A inspiração veio dos encontros que o Comitê faz questão de manter com seus principais clientes: as distribuidoras de combustíveis.

Deste modo nasceu a primeira versão do Bio+.

Lançada em maio de 2020, com o objetivo de criar uma marca que distinguisse os seus detentores das demais empresas demonstrando rigor quanto à qualidade.

A validação dessas características foi feita por laboratório independente e credenciado, que realizou coletas de biodiesel no tanque de expedição das plantas industriais. Adicionalmente, e para assegurar que a empresa estivesse de fato praticando o nível de excelência, por período de 2 meses, todos os lotes produzidos passaram por análise interna.

Sob essa versão de selo, 5,4 bilhões de litros de biodiesel foram produzidos sem um único registro de problema nos clientes.

Bio+ 2.0

Mesmo com um histórico pleno de conquistas e aceitação dos compradores, a ABIOVE entendeu que podia aperfeiçoar ainda mais o Selo iniciando discussões técnicas sobre possíveis aprimoramentos de um produto que já tinha características mais restritivas das que eram exigidas pela lei. Foi então que os processos produtivos das empresas começaram a ser avaliados e certificados. O propósito foi acrescentar mais exigências que assegurassem que o biodiesel produzido, a qualquer tempo, seria de qualidade superior, pois esses processos em conformidade também propiciam excelência.

Surgiu então o Bio+2.0.

Critérios

Como forma de tornar mais consistentes os sistemas internos de qualidade das empresas, passou-se a exigir maior rigor segundo os seguintes critérios:

  • Característica normal

    Todas as atividades internas da empresa cuja falha eventual pode ser detectada antes de o produto seguir para o cliente. Exemplos: limpeza de tanques intermediários internos, matriz de qualificação da força de trabalho, qualificação de fornecedores etc.;

  • Característica maior

    Aquela que tem interface direta com o cliente e que precisa de controle mais rígido. Exemplos: limpeza e verificação dos caminhões de transporte, atendimento à especificação do biodiesel, sistema de tratamento das eventuais não conformidades no cliente etc. Para obter o selo, nenhuma não conformidade maior pode ser aceita.

Com esses princípios aplicados, foi construído um protocolo em que todas as usinas que quisessem obter o Bio+ na sua nova versão teriam que atender.

Os sistemas de qualidade passaram a ser verificados por uma entidade de terceira parte, ou seja, externa às usinas e à ABIOVE. Assim, foi firmada uma parceria com um instituto não só independente, mas de fora do segmento de combustíveis, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva. O desafio de auditar processos de produção de biodiesel foi aceito pela entidade, cuja ótima reputação foi construída no segmento de veículos e de autopeças.

Em agosto de 2023 foi concluído mais esse ciclo de certificação, oito usinas foram reconhecidas com êxito, receberam o novo selo Bio+, com a chancela da ABIOVE e do IQA, e hoje oferecem biodiesel produzido com um sistema de qualidade certificado.

Missão

autorregulação para prover biodiesel com especificação superior, alinhada com as demandas da sociedade.

Visão

estar na vanguarda e ser referência para a definição da especificação futura do biodiesel.

Valores

integridade, honestidade e transparência. compromisso irrestrito com a qualidade.

Usinas certificadas associadas à ABIOVE

Empresa Usina
Rondonópolis / MT
Joaçaba / SC
Lucas do Rio Verde / MT
Nova Mutum / MT
Três Lagoas / MS
Rondonópolis / MT
Lins / SP
Campo Verde / MT