Seminário Agro Plus Brasil 2024

05.11.24   Notícias ESG

No dia 23 de outubro ocorreu, no auditório principal do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da UFMA – Universidade Federal do Maranhão, localizado na cidade de Chapadinha, o Seminário Agro Plus Brasil 2024.

Seminário Agro Plus Brasil 2024Seminário Agro Plus Brasil 2024Seminário Agro Plus Brasil 2024

O evento teve como objetivo apresentar os resultados alcançados no último ano nos 12 estados onde o programa atua e contou com a participação, presencial e online, de mais de 150 pessoas. Durante o encontro, houve interação entre os estados, com a exposição de resultados, inovações e melhorias implementadas em cada um deles, além de uma troca de experiências com os produtores rurais participantes.

O Agro Plus possui mais de 13 anos de existência e o evento é uma grande oportunidade para entender como anda a produção agrícola, as práticas sustentáveis, os aspectos socioeconômicos, o cumprimento das legislações vigentes e a gestão das propriedades rurais atendidas pelo Programa.

A abertura do evento foi conduzida por Bernardo Pires, Diretor de Sustentabilidade da ABIOVE e Coordenador Nacional do Agro Plus, que apresentou um panorama geral do programa, destacando sua importância e explicando o motivo da realização do evento na região de Chapadinha.

Após a apresentação dos resultados individuais de cada estado, com destaque para o número de fazendas atendidas, produtores impactados e cursos oferecidos gratuitamente, o evento teve ainda uma mesa de autoridades, que, além de Bernardo Pires, contou a presença de Wilson Negri, fundador da Agro SEA; Prof. Dr. Marcos Bomfim, Diretor do Campus da UFMA de Chapadinha; André Machado, assessor técnico da GIZ; Prof. Gregori Ferrão, professor da UFMA e coordenador regional do Agro Plus; Darlann Weskeley, representante do Secretário de Agricultura (Sagrima); e Maurício Ribeiro, fundador da Já Entendi Agro, que discutiram o impacto do programa na agricultura sustentável no Maranhão e nas outras regiões atendidas.

Ao final, foram premiados os produtores rurais atendidos no estado do Maranhão que obtiveram as maiores evoluções de indicadores. Estes produtores tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e fizeram depoimento sobre o impacto positivo que o programa teve em suas propriedades.

O primeiro lugar foi de Gabriel Introvini, da Fazenda São Bernardo; o segundo lugar foi de Vitor Barbosa, da Fazenda Barbosa; e o terceiro lugar foi de Sérgio Eugênio Strobel, da Fazenda Europa. Os participantes enfatizaram a importância do programa para a melhoria da imagem da região e para o avanço dos indicadores socioambientais, destacando que a iniciativa promove a competitividade e a sustentabilidade nas atividades agrícolas.

Saiba mais sobre o programa

Assista ao seminário