51° Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel

22.03.24  

A 51° Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB), vinculada ao Ministerio da Agricultura, discutiu os principais aspectos de qualidade, sustentabilidade e competividade para a cadeia da soja e biodiesel.

No primeiro encontro do ano, Ariovaldo Zanni, CEO do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações, fez uma exposição sobre o panorama do setor de alimentação animal destacando a importância da disponibilidade e qualidade dos produtos e como o aumento da mistura do biodiesel incrementa a produção do farelo de soja, principal matéria-prima das rações.

O #biocombustível também esteve em pauta. As boas práticas de armazenagem e distribuição foram abordadas por Vicente Pimenta, coordenador do programa de qualidade do biodiesel da Abiove. Inclusive, a partir desta apresentação, a Câmara sugeriu a criação de um GT específico para acompanhar e disseminar boas práticas relacionadas ao biodiesel em campo (usinas, distribuidoras, postos, pátios logísticos etc.).

Já Antonio Carlos Ventilii Marques, consultor técnico da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), apresentou ações e políticas em prol da diversificação de matérias-primas para a produção de biocombustíveis, principalmente diante das perspectivas com o PL #CombustíveldoFuturo.

Ainda no âmbito dos biocombustíveis, a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Marilia Folegatti, mostrou os avanços da RenovaCalc, ferramenta de cálculo da intensidade de carbono dos biocombustíveis e geração da nota de eficiência energética-ambiental. Enquanto isso, o superintendente adjunto de biocombustíveis e qualidade da ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Fabio da Silva Vinhado, trouxe informações atualizadas da agenda regulatória para o #Renovabio e os contratos de longo prazo.

Ficou a cargo de Vivian Libório de Almeida, diretora de inovação para a produção familiar e transição agroecológica da Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA as atualizações do #SeloBiocombustívelSocial, importante pilar social trabalhado na cadeia desde o início da implementação do biodiesel no Brasil.

Por fim, a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) e professora do departamento de economia da Esalq, Nicole Rennó Castro, trouxe informações preliminares do mais recente levantamento sobre #PIB e #empregos na cadeia da soja e do biodiesel, mostrando a importância do aumento da mistura como indutor do processamento e consequentemente da geração de receitas e empregos.

A CSOB, presidida pelo diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove, Daniel Furlan Amaral, formalizou Leonardo Botelho Zilio, diretor da Grupo Oleoplan e vice-presidente da Ubrabio, como consultor especial.

Mais lidas