Debate promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura aponta necessidade de investimentos

15.10.24   Notícias

Para que as ferrovias tenham uma participação maior na matriz de transportes de cargas no país, visando o escoamento da produção de grãos, carnes e outros produtos agrícolas, assim como itens da indústria, são necessários investimentos urgentes.

Este foi um dos pontos defendidos pelos participantes do debate promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado, em Brasília. Representantes do setor privado pediram celeridade na aplicação de recursos e mais investimentos públicos, além da clareza quanto aos projetos de ampliação da malha ferroviária nacional.

A diversificação de modalidades de transporte na matriz brasileira e o necessário reforço na fiscalização que compete à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também estiveram em pauta.

O presidente-executivo da Abiove, Andre M Nassar, destacou que a entidade recebe frequentemente relatos de recusa de atendimentos pelas concessionárias de ferrovias, sob alegação de falta de capacidade. Apesar de levados ao conhecimento da ANTT, a agência não tem conseguido efetuar a fiscalização.

Nassar defendeu mais transparência nas informações, sobretudo naquelas que permitem avaliar a eficiência do serviço, como perdas de mercadorias ao longo do transporte e tempo de percurso. Ele também sugeriu a abertura de um canal de denúncias confidenciais para receber os relatos dos usuários e a fiscalização integrada virtual, com a implementação plena do Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO), da ANTT.

Confira mais detalhes desta reunião no portal da Agência Senado

Mais lidas