Parceria com Polen compensa o equivalente a 759 caminhões de coleta seletiva em embalagens plásticas em 2024
A reciclagem de embalagens plásticas registrou um avanço significativo em 2024. Foram 410 mil toneladas processadas, um aumento de 14% na reciclagem de PET em relação a 2022, segundo o Censo da Reciclagem PET no Brasil, divulgado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET). Entre as iniciativas que impulsionam esse cenário positivo, destacam-se o programa EmCicla, desenvolvido pela ABIOVE, em parceria com a Polen, startup especializada em sustentabilidade e logística reversa.
Juntas, as entidades viabilizaram a compensação de 11.384 toneladas de material plástico, sendo 80,5% desse volume proveniente de organizações de catadoras(es).Além de garantir a destinação correta dos resíduos, o projeto fortaleceu 60 cooperativas – um crescimento de 87,5% em relação ao ano anterior – e alcançou 51 municípios em todas as regiões do país. A região com mais cidades participantes foi a Sudeste, com 14 localidades.
O impacto da iniciativa vai além dos números. Criado para apoiar o desenvolvimento e a estruturação de cooperativas, o programa destinou 63,8% dos investimentos à infraestrutura e à adequação operacional, contribuindo para uma renda média de até R$ 3.000 por mês para os cooperados, enquanto a média nacional é de R$1200, com divisão de lucros baseada na produtividade. Algumas organizações chegaram a processar até 800 toneladas mensais de resíduos coletados em parceria com prefeituras, fortalecendo a economia circular e ampliando a rastreabilidade dos materiais recicláveis.
“A colaboração entre a Polen e a ABIOVE está trazendo transformações concretas, tanto para o meio ambiente quanto para os trabalhadores da reciclagem. O crescimento no número de cooperativas parceiras e o aumento expressivo da quantidade de material reciclável enviada para a indústria por catadores mostram o potencial dessa iniciativa”, destaca Renato Paquet, CEO e fundador da Polen.
Para a coordenadora de sustentabilidade da ABIOVE, Aline Lazzarotto, a colaboração com a Polen ajudou a alavancar os resultados do EmCicla. “Essa é uma parceria sólida, que nos ajudou a alcançar e impactar positivamente mais pessoas”, diz.
A atuação nacional do programa se consolidou, com destaque para as regiões Sul e Norte, que registraram aumentos de 216% e 400%, respectivamente, no número de organizações participantes em comparação a 2023.
O case da parceria entre a Polen e a ABIOVE demonstra como iniciativas estruturadas podem fortalecer a logística reversa no Brasil, promovendo ganhos ambientais expressivos, gerando impacto social e impulsionando a economia circular. Com um modelo eficiente e em expansão, o programa EmCicla segue como um exemplo de solução inovadora e sustentável para a gestão de resíduos plásticos no país.
Para saber mais sobre logística reversa e o EmCicla, acesse: Logística Reversa de Embalagens – Abiove