Após passar por processos de purificação para adequação a especificações de qualidade, é destinado à aplicação em motores do ciclo diesel como substituto parcial ou total do diesel de origem mineral. Saiba mais sobre o biodiesel
Batizado de Bio+, o selo atesta que o biodiesel produzido pelas empresas certificadas está em conformidade com especificações técnicas rigorosas e cumpre na integralidade as exigências de qualidade da ANP. Em 2023, ganhou uma nova versão ainda mais robusta com a parceria do Instituto de Qualidade Automotiva – IQA.
Saiba mais
O Selo Combustível Social estabelece mecanismos de integração das usinas de biodiesel com a agricultura familiar, e o RenovaBio reconhece o papel estratégico dos biocombustíveis na matriz energética brasileira.
Conheça os programas
Além de incorporarem as novas exigências da ANP, a quase todas atendem 100% dos requisitos do Bio+, o selo que atesta a qualidade do biodiesel.
Conheça quais são e sua capacidade de produção.
Produzido a partir de renováveis como óleos vegetais e gorduras animais, o biodiesel vem consolidando-se como uma alternativa segura, viável e eficiente aos combustíveis fósseis que abastecem a frota de pesados e máquinas.
A ABIOVE, representada por Daniel Furlan Amaral, diretor de economia e assuntos regulatórios, participou no dia 29 de outubro do painel do RenovaBio que tratou sobre "A visão do mercado sobre o RenovaBio", coordenado por Maria Auxiliadora Nobre, da ANP.
Números do levantamento realizado pela Abiove em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) mostram que o bom desempenho esperado para a indústria do biodiesel, que terá aumento de 26,92% em 2024, deve amenizar a queda do PIB da cadeia produtiva da soja.
O documento mostra as ações para descarbonização, que incluem a conversão de motores para tecnologias bicombustíveis e uso de combustíveis de baixo carbono.