Delegação da indústria de óleos vegetais da Índia no Brasil

01.07.24   Notícias

No final de 2023, estivemos na Índia em uma estratégica missão cujo objetivo foi fortalecer e ampliar as demandas e possibilidades para o Brasil e para a Índia em nosso segmento industrial.

Na oportunidade, tivemos a assinatura de um protocolo de intenções entre a Abiove e THE SOLVENT EXTRACTORS’ ASSOCIATION OF INDIA que estabeleceu uma colaboração robusta para as indústrias de óleos vegetais dos dois países. Agora, chegou a vez dos indianos nos visitarem. Durante toda a semana, acompanhamos a delegação da SEA em encontros, reuniões e visitas, uma troca de informações sobre tecnologia, mercado, fornecimento, uso e comércio de soja, algodão, farelo e óleo, e outras oleaginosas.

Na manhã do 1º dia, a delegação indiana visitou nosso escritório em SP e acompanhou uma ampla exposição do mercado de esmagamento, óleos vegetais, biodiesel e programas setoriais, com participação da ANEC – Associação Nacional dos Exportadores de Cereais. À tarde, foi a vez da Cargill e da Bunge. As empresas apresentaram suas visões de mercado, investimentos, relações internacionais, exportações e muito mais.

No 2º dia, os executivos visitaram o escritório da ADM onde acompanharam uma apresentação da companhia com foco nos negócios e atividades no setor de soja e óleos vegetais.

Terminal de Granéis do Guarujá – TGGTerminal de Granéis do Guarujá – TGG

Depois foi a vez de conhecer as instalações do Terminal de Granéis do Guarujá – TGG, terminal portuário para recepção, armazenagem e embarque de granéis sólidos. O complexo, localizado na margem esquerda do Porto de Santos, ocupa uma área de 340 mil metros², é dirigido pelas empresas Amaggi, Bunge e Rumo, e tem capacidade de movimentar 9 milhões de toneladas/ano.

No TGG a delegação acompanhou como funcionam os procedimentos de limpeza e padronização dos grãos para exportação, os processos de recebimento e embarque desses produtos, além dos armazéns e de algumas embarcações que estavam em trânsito no local.

 

No 3º dia a delegação indiana foi até Rondonópolis – MT.

Os executivos visitaram a COFCO e a Bunge onde acompanharam as etapas de recebimento dos grãos, limpeza, padronização, pesagem, esmagamento, extração do óleo, produção do biodiesel, até o embarque ferroviário do produto, bem como os controles de qualidade e os padrões de segurança.

A delegação foi até a Feira Brasileira de Sementes (Febrasem) conhecer fabricantes e a produção das sementes de alta qualidade do Brasil. Se encontraram com representantes da FPA, da FPBio e da Aprosmat. Na fazenda Girassol do Prata, foi a vez de saber mais sobre as culturas de milho, soja, algodão e pinus. Ainda no campo, conheceram máquinas agrícolas e aeronaves de pulverização.

A delegação seguiu até Brasília para uma agenda focada nas questões políticas e regulatórias, a fiscalização fitossanitária e iniciativas de promoção e cooperação internacional. Foram encontros com Ministerio da Agricultura, Ministério das Relações Exteriores, Embrapa e com o embaixador da Índia.

Mais lidas