
Objetivo de Aprendizado
9 a 10 anos
A Capitã Recicla quer compartilhar com você todas as suas descobertas, explicando, de maneira lúdica e divertida, como cuidar da natureza e preservar o meio ambiente. E todas essas descobertas estão super conectadas com aquilo que as crianças aprendem na escola. Ajude a Capitã Recicla a alcançar esse objetivo e acesse, agora mesmo, as novas ferramentas de seu Cinto de Utilidades. Acesso a Cartilha, os vídeos, o jogo e a dinâmica para uma aprendizagem completa.Área: Ciências da Natureza
Unidade Temática: Matéria e Energia, Vida e Evolução.
-
Objetos de Conhecimento:
Misturas, Transformações reversíveis e não reversíveis, Cadeias Alimentares Simples. Habilidades: EF04CI01, EF04CI03
import_contacts Cartilha Educoambiental
movie_info Vídeo Educoambiental
stadia_controller Para se divertir
inventorySugestão de Dinâmicas
video_libraryMidiateca
import_contactsCartilha Educoambiental

Resumo do conteúdo
1. Compreendendo o que são misturas
2. Classificando misturas: heterogêneas ou homogêneas
3. Diferenciando mudanças reversíveis e irreversíveis
4. Explicando a Natureza e o Meio Ambiente
5. Entendendo a Cadeia Alimentar
6. Refletindo sobre os impactos de nossas ações
stadia_controllerVídeo Educoambiental
A Turminha ABIOVE Educa — Manu, Lala, Dudu e Bia — acompanhados pelo tio Davi, vivem uma aventura no parque, onde descobrem a diferença entre natureza e meio ambiente. Juntos, eles aprendem que cada pequena atitude ajuda a cuidar do mundo ao nosso redor. Aperte o play e venha descobrir e aprender com eles.
stadia_controllerPara se divertir
Jogos são grandes aliados do processo de aprendizado, pois permitem trabalhar com um determinado conteúdo e desenvolver competências de forma lúdica, às vezes, desafiadora, mas, acima de tudo, divertida. Atualmente, jogos online fazem parte do dia a dia de crianças e jovens de todo o mundo, numa perspectiva virtual. Com criatividade e se, necessário, podem ser adaptados para o mundo físico, com interação real entre os participantes.
inventorySugestão de Dinâmica para o facilitador
- Nome da Dinâmica: A Garrafa Sensorial
- Objetivo da Dinâmica: Compreender a interação entre a água e óleo, estimulando a curiosidade científica de crianças de 9 a 10 anos
- Categoria: Sensorial, devido ao estímulo visual
- Quantidade de participantes: mínimo de 01 criança; máximo de 15 crianças
video_libraryMidiateca
EXPLORE recursos que foram cuidadosamente curados para que você possa ampliar possibilidades de reflexão, discussão, aprendizado, intervenção e impacto social.
Descubra a origem dos materiais.
Entenda a reciclagem e reflita sobre a sua importância.
Aprenda sobre a fotossíntese das plantas
Conheça os diferentes tipos de solo