Fenasoja 2024 – 100 Anos da Soja no Brasil e o Biodiesel B100
Durante o Fenasoja 2024, tivemos o privilégio de participar de um painel enriquecedor sobre “100 Anos da Soja no Brasil e o Biodiesel B100”.
O debate contou com as contribuições de Fabrício Müller e Everton Santos, da AGCO, e Daniel Furlan Amaral, Diretor de economia e assuntos regulatórios da ABIOVE, para uma discussão profunda sobre os ganhos econômicos, sociais e ambientais do biodiesel puro (B100).
Destaques do Painel
- O B100, além de reduzir a necessidade de importação de diesel, é um biocombustível limpo que minimiza emissões de gases de efeito estufa e melhora a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas.
- Gera empregos ao longo de toda a cadeia produtiva, com destaque para a agricultura familiar, além de contribuir para o PIB e para a renda nacional.
- A crescente versatilidade do biodiesel foi um ponto de grande interesse do público, incluindo o conceito de motores flex, compatíveis com misturas de biodiesel de 15% a 100%, e seu uso mais intenso na forma do B100.
Biodiesel na Agricultura
Também discutimos a relevância do biodiesel no setor agrícola, onde ele desempenha um papel estratégico no avanço de práticas mais sustentáveis.
O envolvimento e o interesse do público demonstram o impacto crescente do biodiesel e a importância de conectar inovação tecnológica aos desafios ambientais e econômicos do Brasil. Foi uma conversa inspiradora sobre como a soja e o biodiesel podem continuar impulsionando o desenvolvimento sustentável do país!