Fórum Nordeste reúne especialistas para discutir transição energética
A cidade de João Pessoa (PB) foi sede do Fórum Nordeste, encontro que reuniu autoridades, especialistas e representantes de importantes entidades ligadas aos setores automotivo, transporte e de combustíveis para discutir a sustentabilidade ambiental e os caminhos para a transição energética no Brasil.
Organizado pelo hub de inovação Ilha Tech, o evento teve como objetivo principal discutir colaborações estratégicas e delinear políticas públicas para acelerar a adoção de energias renováveis, práticas sustentáveis e cidades inteligentes.
No centro do debate, o Projeto de Lei Combustível do Futuro (PL 528/2020), que cria programas nacionais de incentivo ao uso de biocombustíveis e tem como relator o senador Veneziano Vital do Rêgo, presente ao Fórum.
Vale lembrar que, de acordo com o texto do PL, a mistura de etanol à gasolina passará de 22% a 27%, podendo chegar a 35%. A partir de 2025, será acrescentado um ponto percentual de biodiesel ao diesel anualmente, até atingir 20% em março de 2030.
Em sua apresentação, o diretor de Tributação e Negócios Jurídicos da Abiove, Dalton Cesar Cordeiro de Miranda, destacou justamente o zeloso trabalho do senador Veneziano na tramitação do PL, a grande oportunidade que o Brasil tem em avançar na descarbonização da sua matiz energética, principalmente no transporte de cargas com o incremento do biodiesel e as externalidades positivas da proposta legislativa, caso aprovada a elevação gradual do teor de mistura para o biodiesel: aumento na geração de PIB e emprego; do esmagamento e refino dos óleos vegetais; diversificação de insumos; e o fomento da produção em outros setores industriais, como o automotivo e de motores.
Também participaram do Fórum, José Maurício Andreta Júnior – Fenabrave, Julio Cesar Minelli – Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO), Donizete Tokarski – Ubrabio, Isaac Júnior – Sintur JP, o ex-senador Roberto Cavalcanti, André Agra – Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB, Edmundo Coelho Barbosa – Sindalcool-PB, Cassiano Pereira – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEPB e Ruy Dantas – Abap.