IGUAZU SUMMIT: Mercosul e Alemanha discutem EUDR

20.03.24  

A APD Brasil Alemanha organizou, com apoio do Ministério da Agricultura do Governo da Alemanha, um workshop de dois dias para discutir a EUDR (Lei Anti-Desmatamento da União Europeia).

O evento reuniu as principais lideranças das associações que representam os exportadores dos quatro países do Mercosul nos setores de soja e carne bovina e integrantes dos ministérios de agricultura dos governos desses países (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).

O Ministerio da Agricultura (MAPA) fez uma excelente apresentação sobre a Plataforma AgroBrasil+ Sustentável, iniciativa elaborada pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do MAPA em parceria com a Embrapa e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que vai contribuir com a transparência dos processos produtivos, além da redução de riscos e custos em toda a cadeia, agregando valor à produção agropecuária nacional.

Com respeito aos exportadores e processadores de soja, além da Abiove representando a indústria brasileira, estavam presentes também a CIARA-CEC, da Argentina, e Cámara Paraguaya de Procesadores de Oleaginosas y Cereales e Cámara Paraguaya de Exportadores y Comercializadores de Cereales y Oleaginosas – CAPECO, do Paraguai, bem como diversas empresas associadas a essas entidades.

Vale destacar o valoroso debate sobre os desafios e os problemas acerca da implementação da EUDR com Thomas Baldauf, representante do BKP-BMEL (Ministério da Agricultura da Alemanha), e a ótima síntese dos pontos debatidos preparada pelo professor Thomas Dietz, da Universität Münster (Alemanha). Material que em breve será publicado pelos organizadores do evento.

O painel do segundo dia teve uma presença maior de agentes do setor privado que expuseram suas preocupações quanto à EUDR e enviaram propostas sobre a regulamentação para Thomas Baldauf. Neste debate estavam também representantes do MAPA e do governo do Paraguai.

Mais lidas