Reunião da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel traz reflexão sobre as conquistas alcançadas ao longo do último ano e os avanços em temas estratégicos para o setor. Em apenas um ano de trabalho, a Câmara consolidou dois importantes marcos:
Em 5 de dezembro de 2024, os presidentes dos países membros do Mercosul e a presidente da Comissão Europeia, que representa os 27 membros do bloco, chegaram ao entendimento político necessário para concluir as negociações e, assim, dar o passo inicial para a implementação do acordo estratégico.
Foram entregues funis de metal – ideais para o descarte correto do óleo de cozinha – e exemplares da revista Capitã Recicla, que reforça a importância da reciclagem e da adoção de práticas mais sustentáveis.
O debate contou com as contribuições de Fabrício Müller e Everton Santos, da AGCO, e Daniel Furlan Amaral, Diretor de economia e assuntos regulatórios da ABIOVE, para uma discussão profunda sobre os ganhos econômicos, sociais e ambientais do biodiesel puro (B100).
O Diretor de negócios jurídicos e tributação da ABIOVE, Dalton Cesar Cordeiro de Miranda, participou de uma Audiência Pública promovida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.
No contexto da indústria brasileira de óleos vegetais, esse parâmetro tem revelado uma trajetória de expansão significativa, refletindo o dinamismo e as transformações recentes no setor.
Produzido a partir de renováveis como óleos vegetais e gorduras animais, o biodiesel vem consolidando-se como uma alternativa segura, viável e eficiente aos combustíveis fósseis que abastecem a frota de pesados e máquinas.
O evento teve como objetivo apresentar os resultados alcançados no último ano nos 12 estados onde o programa atua e contou com a participação, presencial e online, de mais de 150 pessoas.