Painel do RenovaBio destaca importância de fortalecer o Programa para garantir segurança energética e descarbonização

01.11.24   Notícias BiodieselCadeia da Soja

A ABIOVE, representada por Daniel Furlan Amaral, diretor de economia e assuntos regulatórios, participou no dia 29 de outubro do painel do RenovaBio que tratou sobre “A visão do mercado sobre o RenovaBio”, coordenado por Maria Auxiliadora Nobre, da ANP. O debate reuniu também Roberto Hollanda Filho (Bioenergia Brasil), Ana Helena Mandelli (IBP), Renata Beckert Isfer (Abiogás), Guilherme Nolasco (UNEM), Luciano Rodrigues (UNICA) e Abel Leitão (Brasilcom).

Entre os principais temas abordados, destacou-se a importância de fortalecer o RenovaBio para garantir segurança energética e descarbonização. Durante a apresentação, Daniel Furlan Amaral destacou que o RenovaBio é uma política pública essencial para promover a descarbonização através dos biocombustíveis, que ajudam a reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados.

Ele ressaltou o papel da cadeia produtiva da soja e do biodiesel, enfatizando que, embora a soja seja amplamente cultivada em áreas já antropizadas no Cerrado e na Amazônia, menos de 40% do biodiesel é elegível para emissão de Créditos de Descarbonização (CBIOs). Para aumentar essa oferta, sugeriu-se a revisão de regulamentações e o uso integrado de bases de dados públicas para verificar a conformidade ambiental, além de redução da penalização pelo uso de dados-padrão com a adoção de um critério estatístico único para todos os biocombustíveis.

Esses aprimoramentos no RenovaBio podem fortalecer o programa e ampliar a participação dos biocombustíveis sustentáveis na matriz energética, otimizando a emissão de CBIOs e ampliando o impacto positivo do programa.