1° Fórum Municipal de Combate ao Lixo no Mar

01.04.24  

Quando for jogar algo fora, repense. Não existe fora!
Este foi o mote do 1° Fórum Municipal de Combate ao Lixo no Mar, realizado no Iate Clube do Guarujá, pela Prefeitura do Município com o apoio de diversas inciativas, entre elas o Óleo Sustentável, programa coordenado pela Abiove que tem o objetivo de promover a coleta do óleo de cozinha usado e incentivar a reciclagem desse resíduo.

O evento contou com exposições, oficinas, atividades de educação ambiental e palestras. Cerca de 150 especialistas, estudantes, empresas, entidades, agentes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e cidadãos tiveram a oportunidade de conhecer e discutir os resultados e possíveis investimentos em pesquisa, projetos e ações para aprimorar a gestão de resíduos no Guarujá.

As mesas temáticas do Fórum tiveram troca direta do público com os representantes da Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, Ronaldo Christofoletti e Ítalo Braga; o superintendente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da Autoridade Portuária de Santos (APS), Sidnei Aranha; a presidente da Prolata Reciclagem, Thais Fagury; a gestora da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro, Maria de Carvalho Tereza Lanza; a diretora da ONG Espaço Urbano, Roseli Barbosa; e a coordenadora de Sustentabilidade da Abiove, Aline Lazzarotto.

O encontro também contribuiu para o desenvolvimento do futuro Plano Municipal de Combate ao Lixo do Mar, que contará com a atuação de um grupo de trabalho específico para analisar os indicadores obtidos até o momento. Entre os dados estão aspectos geográficos e comportamentais, tipos de resíduos encontrados pelos pescadores artesanais e metas para os próximos cinco anos. A previsão de entrega do documento para análise final é no mês de maio.

Mais lidas