Seminário: Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios

28.03.24  

O futuro dos biocombustíveis já chegou!

Pelo menos este é o sentimento de quem acompanhou o Seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”, promovido pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio), em Brasília.

Com presença maciça de parlamentares, autoridades, representantes do setor e ministros – Geraldo Alckmin (MDIC), Alexandre Silveira (MME) e Carlos Fávaro (MAPA) – o Projeto de Lei (PL) Combustível do Futuro, que tem o deputado Arnaldo Jardim como relator, foi o assunto central. E é unânime o entendimento de que o texto do PL, já aprovado na Câmara dos Deputados e que agora segue para o Senado, é muito positivo para o Brasil em todos os aspectos.

Somente o biodiesel, biocombustível compreendido no PL, tem inúmeras externalidades positivas nos âmbitos econômico, social e ambiental. E este foi o tema da apresentação do diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove, Daniel Amaral, durante o Seminário.

Daniel destacou que a produção do biodiesel estimula o processamento de soja e que esta soja processada gera quatro vezes mais empregos do que a exportada in natura. Sem contar a redução nos custos da proteína animal por conta da maior oferta do farelo. É agregação de valor na veia.

O executivo, que teve a companhia de Janaina Lemes, gerente de Biocombustíveis da Caramuru Alimentos S.A., e de Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio, abordou também a agenda ESG do biodiesel.

Da governança eficiente do setor, passando pelo pilar social contemplado no Selo Biocombustível Social, até os aspectos ambientais, lembrando que a Abiove, a Ubrabio e a Aprosoja conduziram o primeiro estudo sobre redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) com a maior utilização do biodiesel na matriz de combustíveis.

E a viabilidade do biodiesel como combustível de veículos pesados fica ainda mais evidente com os caminhões movidos a B100 (100% de biodiesel), expostos pelas associadas da Abiove 3tentos e JBS. Houve, inclusive, um painel no Seminário sobre usos do biodiesel puro em frotas próprias e geradores, que contou com a participação de Alexandre Pereira da Silva, diretor Comercial na JBS Biodiesel e vice-presidente da Comissão de Biodiesel da Abiove, que expôs a experiência bem sucedida da empresa com o biocombustível.

Mais lidas