Seminário: Desafios para o segmento diesel no Brasil nos próximos 20 anos

29.07.24   Notícias BiodieselCombustíveis

Aproximadamente 200 pessoas estiveram no auditório principal da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, para acompanhar de perto o “Seminário: Desafios para o segmento diesel no Brasil nos próximos 20 anos”.

Seminário: Desafios para o segmento diesel no Brasil nos próximos 20 anosO evento com uma proposta inédita, promovido pela Abiove, reuniu especialistas, técnicos e autoridades para um debate de alto nível, com muita troca de informação relevante e disseminação de conhecimento acerca das perspectivas, oportunidades e desafios futuros para o setor diesel no país até 2044.

Uma audiência qualificada e engajada – composta por representantes dos setores de combustíveis, transportes, montadoras, autopeças, engenharia, químico, agronegócio, indústria, financeiro, energia e de alimentos, juristas, acadêmicos e profissionais de comunicação – participou de maneira ativa das discussões. Foram inúmeros insights estratégicos gerados por meio do diálogo construtivo entre participantes e expositores.

Este era um dos objetivos principais do seminário, apontar caminhos e propor soluções para o desenvolvimento sustentável do setor diesel no país. Nesse sentido, a missão foi cumprida!

De fato, existe espaço para debater tudo que envolve este que é um dos segmentos mais importantes da economia brasileira. Aprender com os cases de sucesso e com as experiências não tão bem sucedidas, mas acima de tudo vislumbrar um horizonte positivo diante de uma demanda crescente pelos combustíveis. E, como pudemos constatar nesse encontro, muitos setores estão dispostos a contribuir para esse cenário com a segurança, previsibilidade e qualidade necessárias.

Confira a apresentação do Superintendente Adjunto de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis da EPE, Marcelo Cavalcanti, sobre as projeções de oferta e demanda de diesel nos próximos anos.

Assista ao seminário

São quase 6 horas com muitos dados, informações e exposições importantes sobre as oportunidades e os desafios de um setor que se destaca por ser um dos pilares da economia brasileira.

Do atendimento à demanda por combustíveis, às regulações e especificações, respostas técnicas para o fenômeno das mudanças climáticas, tecnologias de motores e veículos, inserção dos biocombustíveis, transição e segurança energética.

24 expositores – especialistas, técnicos, acadêmicos e autoridades – participaram de quatro painéis temáticos, duas cerimônias e inúmeros debates que contaram com a interação do público presente (cerca de 200 pessoas).