Análise indica evolução nos níveis de qualidade do Programa Agro Plus
Com 14 anos de existência, o Agro Plus é hoje o maior programa privado de assistência técnica agrícola do país. Já atendeu, de forma gratuita, mais de oito mil produtores rurais situados em 12 estados brasileiros que lidam diariamente com as mais variadas culturas e atividades agropecuárias.
Os resultados práticos em campo já são mais que conhecidos, afinal, o programa auxilia o produtor na adequação e cumprimento de normas regulamentadoras, leis trabalhistas e ambientais e também na adoção de boas práticas. E para atingir esses objetivos, os técnicos do Agro Plus aplicam nas propriedades um checklist com mais de 250 indicadores de sustentabilidade agrupados em dois temas principais: Socioambiental e Construções Rurais.
Recentemente, estudos científicos chancelados pela Universidade Federal de Viçosa/UFV – instituição parceira responsável pela coordenação do Agro Plus em Minas Gerais – comprovaram a eficácia do programa na melhoria dos indicadores ambientais, sociais e econômicos das propriedades atendidas.
Para isso, foram avaliados os resultados dos checklists aplicados nas fazendas em visitas distintas, entre 2016 e 2020 e entre 2018 e 2021. Com essa base, calculou-se o incremento que a nota média da segunda visita teve em relação a nota da primeira. Ao analisar os preceitos de sustentabilidade do Agro Plus, utilizando as médias de todos os indicadores (nove socioambientais e 10 de construções rurais), constatou-se uma evolução geral nos níveis de qualidade do programa.
Sendo assim, foi possível concluir que o Agro Plus gerou um impacto positivo para o campo e para a sociedade como um todo, pois assegurou a saúde, dignidade e qualidade de vida dos trabalhadores, respeitando os direitos humanos, garantindo a conservação do meio ambiente e blindando os produtores quanto a multas e autuações.